BOLINHOL DE VIZELA

Há mais de 130 anos que o Bolinhol faz parte do património gastronómico de Vizela, concentrando em si caraterísticas históricas, culturais e económicas relevantes que merecem ser protegidas, preservadas, valorizadas e promovidas. Um doce único que é uma mais-valia gastronómica do Concelho de Vizela, da região Norte e de Portugal.

O início da sua confeção remontará ao ano de 1880, sendo que em 1884 este doce esteve já presente na Exposição Industrial Concelhia de Guimarães. A história do Bolinhol e o seu crescente destaque na doçaria vizelense verifica-se a par do desenvolvimento das Termas de Vizela e, por inerência, da própria localidade. Sobretudo a partir do início do século XX com a realização de importantes obras na rede de transportes e comunicações, ingleses ligados ao comércio do Vinho do Porto, assim como turistas oriundos do Norte de Portugal e de Espanha, todos com significativo poder económico, escolhiam Vizela para frequentarem as Termas.

Em 1921, acrescentando valor ao produto e reforçando a sua própria identidade, pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial foi deferido o pedido de registo do formato, retangular, do então já afamado pão-de-ló coberto de Vizela.

O Bolinhol é um tipo de pão-de-ló que se apresenta com uma suave cobertura de açúcar. Cobertura essa que resulta da preparação de uma cuidada calda, posteriormente pincelada manualmente sobre a massa de refinada qualidade, levemente húmida. Esta conjugação atribui ao Bolinhol um sabor inigualável, tornando-se assim numa experiência sensorial memorável. A receita é composta por ingredientes selecionados sob critérios qualitativos indispensáveis e adquiridos essencialmente a fornecedores locais.

Um doce que resulta do saber fazer, da arte de mãos experientes, de um processo essencialmente artesanal, sem recurso a meios sofisticados ou a técnicas industriais, por isso fiel às suas origens.

Ao longo dos tempos, o reconhecimento da referida arte e da qualidade do produto materializou-se na atribuição de diversos prémios, dos quais se destaca a vitória no concurso nacional 7 Maravilhas Doces de Portugal em 2019, o Troféu Internacional Estrela de Ouro à Qualidade em 2004 e o Troféu Tradição e Prestígio Portugal em 1986.

O Bolinhol para além de ser um ícone da gastronomia e da cultura vizelense, legado de várias gerações, é um produto significativo para a economia local, com impactos positivos diretos e indiretos.

Onde é produzido e vendido o Bolinhol:

CASA DO BOLINHOL KIBOM

Rua Dr. Abílio Torres, nº 431, Vizela

Tlf. 253 587 527

CASA DO PÃO DE LÓ DELÍCIA

Rua Dr. Abílio Torres, nº 465, Vizela

Tlf. 253 481 269

PASTELARIA FINA

Rua Dr. Alfredo Pinto, nº 94, Vizela

Tlf. 253 513 215

PASTELARIA PONTO DE PÉROLA

Rua Nova do Forum, nº 320-322, Vizela

Tlf. 253 295 020