PADRÃO DO TRATADO DE TAGILDE

Monumento implantado a 10 de julho de 1953. Assinala a mais antiga aliança militar existente no mundo, firmada em 10 de julho de 1372, pelos reinos de Portugal e Inglaterra. Representando o reino de Portugal, estaria o Rei D. Fernando e pelo reino de Inglaterra, estariam em sua representação os Duques de Lencastre. Na freguesia de Tagilde.

Ponte Romana

Ponte classificada como Monumento Nacional. Oficialmente designada Ponte Velha de Vizela foi edificada no período medieval, embora a tradição popular lhe atribua origem romana. De facto, no período romano teria existido no mesmo lugar uma ponte, substituída pela atual, que completava a via de ligação entre Bracara Augusta e Mérida. Na freguesia de S. Miguel (União das Freguesias de Caldas de Vizela – S. Miguel e S. João).

SANTUÁRIO DE S. BENTO DAS PERAS

No dia 21 de Junho de 1999, Dom Eurico Dias Nogueira, Arcebispo de Braga, por decreto próprio elevou as duas Capelas existentes no monte de S. Bento, uma anterior ao Século XVI e outra do ano 1970, a Santuário de S. Bento das Peras. Na área envolvente existem ainda dois miradouros para apreciar o Vale de Vizela, um parque de merendas, uma Cista Romana e um costume antigo representado pela cor branca com que são pintados diversos rochedos na encosta junto ao Santuário. Na freguesia de S. Miguel (União das Freguesias de Caldas de Vizela – S. Miguel e S. João). Informação completa em www.sbentoperas.pt.

CAPELA DE SANTA ANA

Capela de pequenas dimensões e de estilo simples, foi construída em 1920. Outrora situava-se em propriedade privada, mas agora é propriedade da paróquia, mais concretamente no Monte de Alijó. No dia 26 de julho, todos os anos, realiza-se neste local a Festa de Santa Ana, advogada dos avós e netos. Na freguesia de Infias.

IGREJA DO SENHOR DAS CINCO CHAGAS

De estilo românico esta igreja foi erigida em honra de Diana e é datada de 1850. A sua Irmandade é antiga, havendo registos de 1698. Esta Irmandade é a responsável pela organização das Festas do Senhor das Cinco Chagas, as quais se realizam todos os anos em Maio e Junho, saindo em procissão no mês de Junho a partir deste templo. Na freguesia de Infias.

CAPELA DE S. DOMINGOS

Erigida em 1930 esta capela tem um importante significado religioso, uma vez que este é um ponto de paragem em todas as procissões que se realizam nesta freguesia. Na freguesia de S. Paio (União de Freguesias de Tagilde e Vizela-São Paio).

IGREJA DE SANTA EULÁLIA

Pelos traços arquitetónicos que apresenta, é de estilo barroco e pela inscrição que se encontra na parte superior da porta principal da Igreja, a data de 1724, pode-se deduzir que a mesma terá sido construída nesse ano, passando desde então a estar aberta ao público. Construção de estilo Maneirista, no interior da igreja destacam-se os altares barrocos e os azulejos, alguns deles originalmente do século XVIII. Na freguesia de Santa Eulália.

CAPELA DE NOSSA SENHORA DA TOCHA

Monumento pré-românico, encontra-se num local lendário e de crença milagrosa. Destaca-se na construção o seu ameado e os trinta e nove merlões, decorados com motivos românicos. A Senhora da Tocha e considerada a advogada das parturientes, pelo que há a tradição de tocar o sino quando alguém nasce ou até lançar foguetes. Esta capela situa-se no cimo de uma colina, onde existe um miradouro com belíssimas paisagens. Num local lendário e de crença milagrosa. Na freguesia de Santo Adrião.

IGREJA DE S. JOÃO

Imponente construção neogótica em granito, construída entre 1904 e 1909, que se destaca exteriormente pela grande torre da fachada, enquanto no interior salientam-se os retábulos de talha que evocam uma intervenção do período joanino. Já os medalhões dos sacrários, dos altares laterais e o forro dos nichos indicam as remodelações realizadas posteriormente à sua edificação. Na freguesia de S. João (União das Freguesias de Caldas de Vizela – S. Miguel e S. João).

CAPELA DE S. GONÇALO

Erigida no Século XVII (1657) em honra de Gonçalo de Amarante, também conhecido como São Gonçalo de Amarante, nascido em 1187 em Arriconha-Tagilde, Vizela. É pequena capela de telhado de duas águas e a fachada possui um nicho com uma sineta. A porta é ladeada por duas pedras gravadas em relevo, e que retratam a história do padroeiro. No interior destacam-se o teto de masseira, pintado em caixotões, sendo o altar pintado a ouro e azul. Na freguesia de Tagilde (União de Freguesias de Tagilde e Vizela-S. Paio).

IGREJA MATRIZ S. MIGUEL

A sua construção foi concluída no Séc. XVII e é sucessora da existente no Séc. I, dado que a paróquia é das mais antigas do Arcebispado de Braga. Recentemente foi alvo de restauros no seu interior recuperando a beleza que a carateriza, em especial o seu interior coberto de talha dourada, característica do barroco português. Foi-lhe atribuída a classificação de Imóvel de Interesse Municipal em 1982. Na freguesia de S. Miguel (União das Freguesias de Caldas de Vizela – S. Miguel e S. João).

BICA QUENTE

Local onde surgiram os primeiros vestígios da ocupação romana ao descobrirem-se em 1787 as antigas termas romanas. Até 1996, era na envolvência deste local que se realizava o mercado. Hoje, Praça da República, é um espaço de lazer. Para assinalar a importância histórica, foi colocado no solo desta praça, junto à mítica Bica Quente, uma inscrição e um monumento em homenagem ao Deus Bormânico, reconhecido como Deus salutífero das águas termais. Reza a lenda que quem meter o dedo nessa fonte ficará para sempre “prisioneiro” de Vizela. Na freguesia de S. Miguel (União das Freguesias de Caldas de Vizela – S. Miguel e S. João).

Vizela Romana

Estátua da autoria do escultor portuense João Barata Feyo, sendo uma reprodução da alegoria que simboliza a origem romana das Termas de Vizela, da qual foi autor o pintor vizelense José Pereira da Costa. Na freguesia de S. Miguel (União das Freguesias de Caldas de Vizela – S. Miguel e S. João).

Biblioteca Municipal

A Biblioteca Municipal de Vizela foi inaugurada em março de 1994. Em virtude da elevação de Vizela a Concelho, foi realizado um protocolo entre a Fundação Jorge Antunes e a Câmara Municipal de Vizela o que lhe valeu o nome de Biblioteca Municipal Fundação Jorge Antunes. Dispõe de espaços e programas adequados aos vários níveis etários e aos diversos tipos e suportes de leitura e informação. Na Rua Dr. Abílio Torres, nº 302, freguesia de S. Miguel (União das Freguesias de Caldas de Vizela – S. Miguel e S. João).

CENTRO ETNOGRÁFICO DO GRUPO FOLCLÓRICO DE STª EULÁLIA

Este espaço edificado é paralelamente o local onde o Grupo Folclórico de Stª Eulália ensaia. O espólio apresentado é a melhor mostra de artigos etnográficos do concelho, destacando-se uma coleção de objetos e ferramentas agrícolas, assim como trajes regionais e documentos do início da fundação do grupo. Para a realização de visitas é necessária marcação prévia. Contatos: tlf. 963 520 975 / email: folclore-steulalia@gmail.com. Na Ladeira da Devesinha, nº 118, freguesia de Santa Eulália.

NÚCLEO DE VIZELA DO MUSEU DO COMBATENTE

Inaugurado em setembro de 2015, este é um espaço museológico dedicado aos ex-combatentes da região. O acervo é constituído por peças, documentos, fotos, quadros, pinturas e coleções pessoais, dos antigos combatentes, que ao doarem ao Núcleo local os seus testemunhos presenciais, nas ex-colónias e na India, não deixam assim que se apague da história contemporânea a presença naqueles Teatros de Operações. Presente neste espaço está também algum acervo museológico da 1ª Guerra Mundial. Contatos: tlf. 910 428 090 / email. vizela@ligacombatentes.org.pt. Na Casa das Coletividades de Vizela, Avenida dos Bombeiros Voluntários de Vizela, nº415, freguesia de S. Miguel (União de Freguesias de Caldas de Vizela – S. Miguel e S. João).

MUSEU DOS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE VIZELA

Este museu contempla um significativo e relevante acervo respeitante à história da Real Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Vizela. Com veículos, fardas, equipamento técnico, fotografias e um importante espaço com documentos históricos devidamente preservados. De entrada gratuita, apenas sendo necessário contato prévio para que a visita seja autorizada.
Real Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Vizela
Avenida dos Bombeiros Voluntários, n.º 336
4815-394 Vizela
tlf. 253 489100
email: secretaria: secretaria@bvvizela.pt

CASA DAS BONECAS DELFINA

A Casa de Bonecas Delfina reúne uma exposição de mais de 2000 exemplares, que fazem parte da coleção privada de Delfina Barata, e foi inaugurada em 2018. Este espaço privado é composto por sete salas e está disponível para visitas apenas mediante marcação prévia. Contatos: tlf. 919 507 547 / email: delfina.barata@hotmail.