Parque das Termas

Espaço com uma área de 7,5 hectares de ar puro e biodiversidade, tendo sido construído entre 1885 e 1886. Delineado e plantado pelo floricultor e horticultor José M. Loureiro e pelo jardineiro-paisagista Jerónimo M. Costa. É considerado como o “pulmão” de Vizela, devido à sua vasta vegetação. Propício à realização de todo o tipo de atividades ao ar livre, com circuito de manutenção, campo de ténis, parque infantil, apoio de bar e restaurantee ainda acesso a campo de minigolfe e petergolfe. Este parque acompanha a margem direita do Rio Vizela.  Na freguesia de S. João (União das Freguesias de Caldas de Vizela – S. Miguel e S. João).

Rio Vizela

Com uma extensão de cerca de 40 quilómetros, o Rio Vizela insere-se num numeroso grupo de pequenos afluentes do Rio Ave. Nasce na Serra da Cabreira, no alto de Mogaír, 893 metros acima do nível do mar, entre as freguesias de Aboim e Gontim do concelho de Fafe. Desagua na margem esquerda do Rio Ave, perto de S. Miguel das Aves, concelho de Santo Tirso. Em Vizela pode ser acompanhado ao longo de vários quilómetros com paisagens de inegável interesse, como é exemplo a extensão junto ao Parque das Termas.

MARGINAL RIBEIRINHA

Espaço de lazer situado na margem esquerda do Rio Vizela, estando na margem contrária o Parque das Termas. Intimamente ligado à Natureza, é constituído por uma ecovia e uma ciclovia para utilização por parte de ciclistas e peões, onde podem realizar atividades desportivas e de lazer. O grau de dificuldade dos percursos é baixo.

JARDIM MANUEL FARIA

Manuel João de Freitas Ribeiro de Faria, vizelense emérito, principal obreiro da aprazível “sala de visitas” da cidade que se encontra bem no coração da mesma, dá o nome a este jardim. Neste jardim, para além dos espaços ajardinados, podem ser apreciados elementos culturais e patrimoniais como a estátua Vizela Romana, um monumento evocativo a Camilo Castelo Branco, um Coreto com magníficos painéis em azulejo, um monumento em honra dos Ex-Combatentes do Ultramar e outro ainda dedicado ao pão-de-ló. Na freguesia de S. Miguel (União das Freguesias de Caldas de Vizela – S. Miguel e S. João).

MINIGOLFE

O Campo Municipal de Minigolfe Fonseca e Castro, no Parque das Termas, traduz-se num circuito de minigolfe, mas também de petergolfe ao longo de 18 pistas, numa área de cerca de 6800 m2. Este equipamento é utilizado para competições nacionais e internacionais, mas também para lazer e diversão de todos os possíveis interessados. Este recinto inclui serviços de apoio ao utilizador, com um balneário ao dispor dos atletas.

Tel: 253 584 093
Email: vizelgolfe@gmail.com

PERCURSOS PEDESTRES

Mais informações brevemente.

QUEDAS DE ÁGUA DE REQUEIXOS

Seguindo o leito do regato de Sá, pode contemplar-se a flora que adorna as suas margens e que torna este um espaço natural muito aprazível. Na zona de Requeixos podem observar-se algumas cascatas que conferem àquele lugar um ambiente idílico, propício a caminhadas. Na freguesia de Santa Eulália.